segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012



A QUARESMA

Dom Fernando Arêas Rifan*

Nesta quarta-feira de Cinzas, começa a Quaresma, durante a qual também se faz a Campanha da Fraternidade. O tema proposto deste ano é “Fraternidade e Saúde Pública” e o lema “Que a saúde se difunda sobre a terra” (Eclo 38,8), tendo como objetivo geral “refletir sobre a realidade da saúde no Brasil em vista de uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção aos enfermos”.
Mas a Igreja não é uma entidade apenas ou simplesmente filantrópica. Ela vai muito além do corpo e da visão terrestre. Em sua mensagem para a Quaresma deste ano, o Santo Padre, o Papa Bento XVI, ressalta o caráter espiritual deste tempo litúrgico: “A Quaresma oferece-nos a oportunidade de refletir mais uma vez sobre o cerne da vida cristã: o amor. Com efeito, este é um tempo propício para renovarmos, com a ajuda da Palavra de Deus e dos Sacramentos, o nosso caminho pessoal e comunitário de fé. Trata-se de um percurso marcado pela oração e a partilha, pelo silêncio e o jejum, com a esperança de viver a alegria pascal”.
O Papa, citando a epístola aos Hebreus (10, 22-25), nos exorta a uma vida edificada segundo as três virtudes teologais: “trata-se de nos aproximarmos do Senhor com um coração sincero, com a plena segurança da fé, de conservarmos firmemente a profissão da nossa esperança, numa solicitude constante por praticar, juntamente com os irmãos, o amor e as boas obras”. Bento XVI recorda “três aspectos da vida cristã: prestar atenção ao outro, a reciprocidade e a santidade pessoal”.
Primeiro, a responsabilidade pelo irmão: o convite a voltar a atenção ao outro, “a começar por Jesus... O grande mandamento do amor ao próximo exige e incita a consciência a sentir-se responsável por quem, como eu, é criatura e filho de Deus... Se cultivarmos este olhar de fraternidade, brotarão naturalmente do nosso coração a solidariedade, a justiça, bem como a misericórdia e a compaixão... A atenção ao outro inclui que se deseje, para ele ou para ela, o bem sob todos os seus aspectos: físico, moral e espiritual. Parece que a cultura contemporânea perdeu o sentido do bem e do mal, sendo necessário reafirmar com vigor que o bem existe e vence, porque Deus é ‘bom e faz o bem’ (Sal 119/118, 68)... O fato de ‘prestar atenção’ ao irmão inclui, igualmente, a solicitude pelo seu bem espiritual... De forma geral, hoje é-se muito sensível ao tema do cuidado e do amor que visa o bem físico e material dos outros, mas quase não se fala da responsabilidade espiritual pelos irmãos”.
A reciprocidade: “o fato de sermos o ‘guarda’ dos outros contrasta com uma mentalidade que, reduzindo a vida unicamente à dimensão terrena, deixa de considera-la na sua perspectiva escatológica e aceita qualquer opção moral em nome da liberdade individual”.
A santidade: “a atenção recíproca tem como finalidade estimular-se, mutuamente, a um amor efetivo sempre maior... à espera de viver o dia sem ocaso em Deus. O tempo, que nos é concedido na nossa vida, é precioso para descobrir e realizar as boas obras, no amor de Deus”.

*Bispo da Administração Apostólica Pessoal
São João Maria Vianney

Nenhum comentário:

Postar um comentário